Ciclic

Não guarde rancor, guarde dinheiro para viajar!

Saiba como economizar para fazer viagens e aproveitar a vida com um dos melhores passatempos que existem.

A rotina estressante do dia a dia, com um número cada vez maior de obrigações, em muitos momentos faz com que nós nos sintamos pequenos diante de tudo. Um dos melhores remédios para esse problema é, sem dúvida, viajar. Contudo, como guardar dinheiro para esta finalidade?

A resposta para isso pode estar no planejamento financeiro. É somente ele quem vai permitir que você tenha o controle total sobre as suas finanças e, ainda por cima, possibilitar sair de tempos em tempos para arejar a cabeça e deixar todas as energias negativas para trás.

Neste artigo, trazemos algumas dicas de como você pode economizar um pouco todos os meses para fazer viagens relaxantes, usando até mesmo os planos de previdência privada com esta finalidade. Valorize a sua saúde mental e dê este presente a si mesmo de vez em quando.

Estipule metas de economia

O primeiro passo para começar a guardar dinheiro para viajar é ter uma meta financeira. Quanto será que custaria uma viagem para o destino dos seus sonhos? O primeiro passo é fazer as contas e, tendo o valor em mente, começar a planejar.

Não importa se o item em questão vai custar R$ 5 mil ou R$ 50 mil. O importante é que você tenha uma noção clara disso e passe a ter esse valor como meta a ser perseguida. Dependendo de quanto você poupa por mês, pode demorar mais, ou menos, mas vai acontecer.

Mude os seus hábitos e corte supérfluos

Muitas das pessoas que reclamam que não conseguem guardar dinheiro cultivam certos hábitos que não são lá os melhores no que diz respeito às finanças. Por exemplo, aquele cafezinho depois do almoço que parece baratinho no acumulado do mês resulta em uma quantia considerável.

O importante é que você tenha ciência dos seus gastos e evite fazer compras por impulso, sem necessidade. Itens supérfluos podem ser transformar em valores para poupar. Esse dinheiro, no futuro, vai se transformar naquela viagem inesquecível que você sempre sonhou.

Faça um plano de previdência privada

Em se tratando de acumular dinheiro em médio e longo prazos, não há alternativa mais interessante que os planos de previdência privada. Com boa rentabilidade e regras claras de funcionamento desde o início, você pode se programar para poupar todos os meses até conseguir realizar o seu sonho.

No nosso site, há ainda um simulador de investimento na previdência complementar que permite que você faça as contas de quanto precisa poupar todos os meses até conseguir alcançar a meta que deseja. Você verá que as coisas são mais simples do que elas parecem e que nada é impossível.

Escolha os meses menos concorridos

Uma boa dica para economizar bastante na hora de viajar é escolher os meses que são menos concorridos. Claro, nem sempre isso é possível, mas se o seu trabalho permitir flexibilidade suficiente para isso, então fuja da alta temporada – como o fim de ano e as férias de julho.

Os meses de março, abril, setembro e outubro costumam ter uma procura menor em todo o mundo. Isso faz com que os preços das passagens áreas e das hospedagens caiam e é aí que você pode economizar uma boa quantia.

Pesquise bastante – e use milhas

Pesquisar é a palavra-chave quando se trata de encontrar passagens aéreas com bons preços. A variação de um site para outro pode ser de até 100%. Dica: procure viajar no meio da semana em vez de sábado ou domingo, pois os valores costumam ser mais em conta.

Se você usa o cartão de crédito, entenda quais são as regras dele e acumule milhas a cada compra que fizer. Assim, você pode usar os pontos do cartão para conseguir descontos nas passagens – ou até mesmo obter passagens de graça.

Viajar deixa você de bom humor

Uma pesquisa realizada pelo Diamond Resorts International, em 2014, apontou que três de cada quatro entrevistados se sentiam mais felizes quando tinham uma viagem planejada.

Já um estudo do The Global Comission on Aging, The Transamerica Center for Retirement Studies e The U.S. Travel Association apontou que 86% das pessoas que viajam têm uma visão mais positiva da vida.

Viajar reduz o estresse e melhora o seu humor. Quer motivos mais importantes que esses para apostar na sua saúde mental?

Quem viaja mais, vive mais

As pessoas que viajam têm uma expectativa de vida mais longa. Essa é uma das conclusões de um estudo realizado nos Estados Unidos em 2013. Entre as mulheres, aquelas que tiveram pelo menos duas férias ao ano conseguiram reduzir os riscos de ataque cardíaco.

No lado oposto, os homens que não viajavam pelo menos uma vez por ano tinham 30% mais riscos de desenvolver doenças do coração e 20% de desenvolver outros tipos de doenças fatais. Viajar faz com que a mente descanse e ver lugares e pessoas novas é estimulante.

Motivos não faltam para viajar: agora é só poupar

Como você já pôde perceber, motivos não faltam para viajar. Além de ser incrível poder conhecer pessoas e culturas diferentes, esse é um fator importante para a sua saúde mental. No entanto, muitas pessoas deixam oportunidades como essas no meio do caminho pela simples falta de planejamento.

Poupar um pouco todos os meses em previdência privada pode ajudar você a alcançar os seus sonhos mais rápido.

Quem sabe o que separa você da viagem dos seus sonhos não seja apenas colocar todos os valores na ponta do lápis e começar e poupar?