Ciclic
emprestimo

Dicas de controle financeiro

A melhor forma de conduzir o seu dinheiro de um jeito inteligente é aplicando a educação financeira, assim você consegue se organizar financeiramente, não fica enrolado com as dívidas e tem um assunto a menos para se preocupar.

Trouxemos algumas dicas que devem fazer parte do seu dia a dia 

Controle

A parte mais importante quando se trata de dinheiro é saber pra onde ele vai no final do mês, muitas vezes o salário cai e vai embora no mesmo dia, às vezes sem ao menos terminar de pagar as contas e isso não pode acontecer, então a melhor maneira de cuidar do seu dinheiro é saber exatamente o que é feito com ele.

Anotar todos os gastos é uma maneira de saber quanto o salário está sendo utilizado, pode ser em um caderno, no celular ou em uma planilha, o importante é anotar todos os gastos mensais, não esqueça de colocar as compras parceladas também, assim é possível acompanhar e manter o controle.

Gastos

Ter em mente o que são gastos necessários e gastos desnecessários é essencial para se manter longe das dívidas. 

Uma das coisas que pode sair do controle é o momento de ir ao mercado, muitas vezes as pessoas vão fazer compras com fome e sem um objetivo principal, com isso acabam comprando mais do que precisam. Então lembre-se, não vá ao mercado de barriga vazia e leve uma lista do que é necessário comprar, assim fica mais fácil se manter na linha e comprando o necessário.

Reservas

É muito importante ter um dinheiro guardado, seja para emergências ou realização de um sonho, não importa com quanto você vai começar, desde que comece e crie um hábito de guardar um pouquinho todo mês.

O ideal seria ter uma reserva para emergências e outra para os seus objetivos, mas caso isso ainda não seja possível, você pode primeiro guardar para caso algum imprevisto aconteça e quando você achar que já é possível viver alguns meses sem renda, começar a guardar para seus sonhos. Você pode começar com 10% do seu salário mensal, e conforme tenha mudanças de salários você pode guardar um pouco mais.

Cartão de crédito

Uma maneira muito fácil de se enrolar financeiramente é com o uso do cartão de crédito, quando a fatura chega nem lembramos mais de ter gastado tanto durante o mês, e muitas vezes com coisas desnecessárias. 

O juros da fatura paga com atraso é alto e pode se transformar em uma bola de neve, por isso opte por usar o cartão de débito, assim você não acumula dívidas para o próximo mês.