Ciclic
celular

Dicas para manter seu celular higienizado

O uso de celulares e smartphones é cada vez mais popular entre os brasileiros. Com as diversas funcionalidades acumuladas neste aparelho, é possível visualizar desde redes sociais até as informações bancárias. Por isso, é comum que as pessoas passem cada vez mais tempo com seus celulares nas mãos.

No entanto, especialistas alertam para alguns cuidados que o ser humano deve ter ao utilizar o celular. Por serem levados para todos os lugares e estarem sempre nas mãos de seus donos, esses aparelhos podem acumular diversas bactérias, fungos e até mesmo vírus.

Com a pandemia de coronavírus, a atenção se voltou ainda mais intensamente para os celulares e smartphones, uma vez que eles podem aproximar as pessoas neste momento de isolamento social, mas também podem ser um vetor para a doença.

Você sabe como fazer a limpeza do seu celular corretamente? Como garantir que o seu celular esteja limpo e não prejudicar o seu funcionamento?

Veja abaixo algumas dicas para manter seu celular higienizado!

Como fazer a higienização do celular 

A higienização do celular deve ser um hábito frequente, independentemente do estado de pandemia de Covid-19. Esse simples cuidado pode ser o suficiente para evitar outros grandes problemas, principalmente porque o celular está sempre próximo do nosso rosto e, às vezes, pode ser deixado sobre a cama ou o travesseiro, trazendo ainda mais riscos.

Veja alguns dos pontos para os quais você deve tomar cuidado para manter seu celular higienizado e protegido.

Limpe cada componente

O celular possui diferentes entradas e componentes. Cada um deles deve ser limpo adequadamente, pois podem ser potenciais lugares para a criação de fungos e bactérias.

Utilize hastes flexíveis com algodão para limpar os orifícios, utilizando uma solução com água sanitária ou álcool 70º para garantir que vírus, bactérias e fungos possam ser combatidos com eficiência.

Não se esqueça de fazer o mesmo procedimento com os fones de ouvido e a capa do celular, que pode ser tirada e mergulhada em uma solução com água sanitária por, pelo menos, dez minutos, se o material permitir.

 Atenção especial à tela

Principalmente no caso dos smartphones, a tela se tornou o principal meio para se comunicar. A tecnologia touch faz com que os dedos – vetores de impurezas – estejam sempre sobre a tela, acumulando sujeira.

Utilize um pano limpo de algodão e umidificado com álcool 70º para fazer a higienização adequada da tela. Logo após passar o produto, utilize outro pano seco para tirar a umidade, evitando que a tela fique danificada.

Não se esqueça do carregador

Assim como é necessário fazer a higienização da porta de entrada para o cabo de energia do carregador, o próprio carregador também deve ser limpo com um pano umedecido em álcool 70º, principalmente no caso em que o carregador é utilizado por mais de uma pessoa ou quando é levado dentro da bolsa ou da mochila, com outros pertences.

Cuidado com produtos abrasivos

Alguns produtos que combatem vírus, fungos e bactérias podem ser extremamente abrasivos. Por isso, devem ser evitados ou usados com muito cuidado. O próprio álcool pode apresentar alguns riscos por se tratar de um produto inflamável. Sempre que possível, utilize água sanitária para fazer a higienização adequada.

 Lave as mãos antes de usar o aparelho

Lave bem as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel antes de usar o seu celular. Esses cuidados ajudam a manter o aparelho limpo por mais tempo. Além disso, evite utilizá-lo durante as refeições, no banheiro ou antes de dormir.

Como higienizar o celular na rua

Se você estiver na rua ou em qualquer outro lugar onde não tiver os produtos adequados, pode utilizar um lenço umedecido sem abrasivos para limpar, pelo menos, a tela do seu celular, onde está a maior parte de bactérias e vírus.

Seque-o bem antes de guardá-lo novamente no bolso, na bolsa ou na mochila e evite pegá-lo ao fazer uma refeição.

Se você tiver álcool em gel, pode utilizar o produto com um pedaço de papel-toalha para limpar o aparelho. Mas não se esqueça de secá-lo bem, para que o produto não danifique o seu aparelho.

Como higienizar a tela do celular sem danificá-la

O ideal é que você tenha já em seu celular uma película protetora da tela. Essa película, além de evitar riscos e outros danos para a estrutura da tela, evita que produtos possam manchá-la definitivamente.

O uso de produtos inadequados que causem danos ao seu celular pode prejudicar o funcionamento da tela, que é a principal maneira de utilizar as funcionalidades do aparelho, e até mesmo invalidar a garantia do produto.

Como manter meu celular seguro

Vírus, bactérias e fungos não são os únicos problemas que podem prejudicar o seu aparelho. Por isso, é importante buscar a melhor forma de mantê-lo sempre protegido, independentemente do problema.

Existem vários motivos para contratar um seguro para celular. Dentro do seu plano de seguro, é possível contratar cobertura para roubo, furto, acidentes, entre outros problemas que podem trazer grandes prejuízos para o proprietário do aparelho.

O seguro celular é muito importante para preservar o seu aparelho, além de evitar grandes prejuízos em alguns incidentes. Saiba mais sobre o seguro celular aqui, na Ciclic, e contrate a melhor opção para trazer mais segurança para a sua saúde financeira.

Contrate já o seu seguro celular e tenha mais proteção contra roubos e outros incidentes!