Ciclic
minimalismo financeiro

Você sabe o que é minimalismo financeiro? Mude sua forma de pensar!

Esse estilo de vida fará com que você consiga economizar dinheiro e gastar de acordo com o que realmente importa para a sua vida

Você já ouviu falar em minimalismo? O minimalismo é mais do que uma tendência de moda, é um estilo de vida que permite juntar dinheiro e gastar de uma forma muito mais consciente. Ou seja, é algo que você deveria adotar para a sua vida!

O minimalismo baseia-se na famosa expressão “menos é mais”. Sua proposta é desapegar dos excessos para ter uma vida mais livre, com espaço, tempo e dinheiro para focar naquilo que realmente importa e traga valor à sua vida.

Assim, ao invés de fazer freelas para comprar algumas roupas da moda, você pode guardar esse dinheiro extra na sua previdência privada e, daqui a alguns anos, viajar o mundo, que dará satisfação pessoal por muito mais tempo.

Não existem regras para ser minimalista, pois esse é um estilo de vida único: é você quem decide o que é importante para a sua vida – e isso se estende à sua vida financeira.

Minimalismo nas finanças

Ao aderir ao minimalismo financeiro, você irá juntar dinheiro e gastar muito melhor. Isso porque você irá viver apenas com o que pode pagar, mas com todas as suas necessidades e prioridades supridas.

Para que isso aconteça, você precisará se basear em dois princípios simples: eliminar gastos e sistematizar suas finanças.

Respeitando esses princípios, você aprenderá a agregar valor ao que é importante e gastar apenas com o que vale a pena.

Embora você precise fazer um árduo trabalho de mudança de hábitos e de mentalidade, aderir ao minimalismo financeiro é mais simples do que parece. Descubra algumas dicas para conseguir chegar lá:

sala minimalista juntar dinheiro

Pratique o autoconhecimento

Para saber o que é realmente importante para você, é preciso conhecer-se muito bem! Portanto, o primeiro passo para o minimalismo é encontrar uma maneira ideal para o autoconhecimento, e essa trajetória pode ser feito de muitas maneiras, inclusive sem gastar sequer um centavo.

Algumas opções são praticar meditação, iniciar um bullet jornal, realizar cursos ou contratar um coach profissional. Descubra o que funciona para você.

>> Veja também: Quer controlar gastos? Saiba como acompanhar suas finanças!

Elimine tudo o que é desnecessário

Esse exercício se refere tanto aos bens materiais quanto aos gastos que não são essenciais.

Em sua casa, separe todos aqueles itens que não agregam mais valor à sua vida: roupas e sapatos que você não usa há meses, objetos de decoração que você detesta, móveis que estão danificados e assim por diante.

Feito isso, faça um grande bazar para os amigos, uma venda de garagem para a vizinhança ou coloque tudo para vender em sites de usados na internet. Além de eliminar os itens desnecessários, você irá ganhar algum dinheiro.

Além dos bens pessoais, dê uma boa revisada em suas despesas. Com certeza há alguns gastos fixos que podem ser eliminados, como, por exemplo, tarifas bancárias, uma franquia alta de consumo de internet e muito mais.

>> Não deixe de ver – Você precisa mesmo de carro? 05 dicas para tomar uma decisão racional

Repense seus gastos, principalmente os supérfluos

Gastos supérfluos são aqueles que não são essenciais e você tem vários deles!

No entanto, como explicamos antes, o que é essencial para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso, vale a pena revisar todos os seus gastos mensais para conferir se eles estão de acordo com as suas prioridades.

Por exemplo, se ir a um restaurante no fim de semana é uma verdadeira experiência para você, um prazer que você acha essencial para tornar a vida melhor, é claro que você não precisa abrir mão disso. Porém, algumas pessoas achariam esse hábito um exagero e preferem usar esse dinheiro para comprar roupas mais caras, pois vestir-se bem as deixam mais felizes.

No minimalismo financeiro, só não vale considerar nenhum gasto supérfluo e querer manter todos eles. Dessa forma, você nunca conseguirá juntar dinheiro e gastar de uma forma mais inteligente.

Registre as suas movimentações

Tudo o que entra e sai deve ser registrado em um livro de orçamentos ou em uma planilha.

Registre não apenas os valores, mas também com o que exatamente você gastou. Ao fazer isso, será muito mais fácil perceber os seus gastos supérfluos, aqueles que não são tão necessários assim e os que você precisa manter.

Além disso, você terá mais controle sobre as suas finanças e saberá exatamente o quanto vai sobrar no fim do mês. Se em algum mês você precisar de mais dinheiro, é só se basear no registro do último mês e conferir em que você pode economizar para sobrar ainda mais.

>> Confira também – Como guardar dinheiro? Essa tarefa não precisa ser um bicho de sete cabeças.

mesa com tablet e acessórios minimalismo juntar dinheiro

Simplifique as suas contas bancárias

Administrar várias contas bancárias e vários cartões de créditos em vários bancos é uma tarefa quase impossível!

Para solucionar esse problema, o ideal é que você simplifique ao máximo suas contas bancárias. Procure unificá-las em apenas um banco e manter somente um cartão: o de débito. Baixe o aplicativo do banco para poder monitorar em tempo real as suas movimentações.

Sempre que puder, faça saques periódicos e prefira pagar tudo no dinheiro. Esse simples hábito faz com que você “sinta” o custo e se eduque para gastar cada vez menos.

Evite ao máximo ter um cartão de crédito, devido aos juros e taxas exorbitantes que costumam ser cobrados. Se você precisar de um, busque uma opção sem anuidade e que ofereça desconto para pagamentos adiantados.

Acompanhe também os seus investimentos. Como a melhor opção é diversificar a sua carteira de investimentos (previdência privada, Tesouro Direto, ações e outros) conforme o seu perfil, é preciso estar sempre atento aos seus rendimentos. Se o investimento não for um bom negócio, você irá perceber logo e mudar a sua forma de investir.

Esse já é um ótimo começo para se tornar um verdadeiro minimalista. Se você tiver mais alguma dica, compartilhe conosco e não deixe de conhecer nossos planos feitos especialmente para você realizar os seus sonhos.